Informações importantes sobre a tabela que elaboramos para avaliação de quais barracas são recomendadas para cada tipo de acampamento.

Primeiramente, não encare esse modelo de tabela que desenvolvemos (veja abaixo) como uma fórmula matemática; ela é apenas um norteador para facilitar o campista a escolher a melhor barraca de acordo com o tipo de acampamento que costuma realizar.

 

 

Seguem abaixo os fatores que utilizamos para classificar as barracas dentro de cada um desses tipos de acampamento. Claro que existem outras variantes com relação a segurança, número de pessoas acampando, tipo de estrutura do camping etc., mas consideramos que os elementos mais básicos estão abordados abaixo.


Trekking

Considerando que haja deslocamentos a cada dia e possivelmente sem estrutura de apoio.

Fundamental mínimo de peso e volume: Se o seu objetivo é uma barraca para trekkings ou travessias – ocasião em que você vai estar carregando tudo o que precisa em uma mochila –, peso e volume se tornam algo essencial: quanto menos peso muito melhor! Se você ainda não tem essa experiência, acredite em nós!

Fundamental boa resistência: Fazendo um trekking, o mais provavel é que você faça um camping selvagem ou pernoite em um local rústico, com infraestrutura bastante simples. De qualquer forma, você precisa ter uma barraca que lhe dê segurança em qualquer situação, para não passar aperto na hora da chuva.

Dispensável conforto: Não que conforto não seja realmente necessário, mas ele normalmente está relacionado a uma barraca mais espaçosa, ou seja, mais pesada. É bem provável que, depois de passar um dia caminhando, tudo o que você precise seja simplesmente uma barraca para deitar e dormir, mesmo que ela seja bastante pequena e seus pertences fiquem meio apertados. Em trekkings, é provável que você acabe só usando a barraca na hora de dormir mesmo.


Selvagem

Considerando que não haja grandes deslocamentos nem qualquer estrutura de apoio, inclusive de carro.

Interessante pouco peso ou volume: Para acampar em algum local selvagem, considera-se a pessoa não conseguirá chegar de carro até o local de acampamento. Por isso, é importante que a barraca não seja grande ou pesada demais, já que possivelmente será preciso carregá-la até o local. No entanto, a questão de peso e volume está diretamente ligada à distância e ao tempo pelos quais o equipamento deverá ser carregado; então, se for uma caminhada simples e curta, já não é tão prioritário que a barraca seja leve.

Fundamental boa resistência: Considerando que não haja qualquer estrutura de apoio próxima ao local de acampamento, é fundamental que a barraca ofereça boa resistência em relação a ventos e chuva já que será o único abrigo e segurança que você terá. Ir a um acampamento selvagem com uma barraca em que entra água ou cujas varetas quebram com um vento mais forte é a maior furada que você pode passar.

Necessário algum conforto e espaço: Considerando também que não haverá qualquer estrutura de apoio, é muito importante que a barraca ofereça algum conforto, principalmente que não seja pequena demais. O tamanho da barraca é importante especialmente se você for fazer um acampamento selvagem e o clima for de chuva. Passar muitas horas (ou dias) em uma barraca que não permite que você se sente, se troque, se mexa bem dentro dela pode ser bastante problemático. Se o clima for de chuva por um tempo prolongado, é importante também que sua mochila e suas tralhas caibam dentro da barraca.


Estruturado

Considerando que não haja deslocamentos e que o campista possa contar com alguma estrutura de apoio.

Indiferente o peso e volume: Considerando que você chegue ao camping de carro, você não precisará ficar carregando a barraca para cima e para baixo, então não fará muita diferença o quanto ela pesa ou o tamanho da embalagem. Mas se você for acampar em camping estruturado se deslocando apenas com uma mochila – seja de transporte público, bike ou a pé –, nesse caso o peso e o volume são itens que precisam ser avaliados de acordo com o “perrengue” que você for passar para chegar até o camping.

Importante boa resistência: Consideramos que, mesmo em um camping super estruturado, é importante que a barraca ofereça um mínimo de resistência para chuva e vento. Pois, mesmo se você tiver apoio em caso de emergência, não há coisa pior que varetas quebradas ou água dentro da barraca, ainda mais se for no meio da noite. Mas claro que a resistência em campings estruturados não é tão essencial quanto em um trekking ou camping selvagem.

Necessário algum conforto: Possivelmente você vai a um camping estruturado com o propósito de curtir o local e relaxar, e não tem porquê escolher uma barraca pequena demais. Um avancê ou espaço extra para as tralhas são sempre uma boa pedida, ainda mais se você costuma passar bastante tempo acampando.


Finalizando…

Além de tudo isso que citamos, não deixe de considerar suas experiências pessoais em outros acampamentos (se já tiver acampado, é claro). É importante também fazer uma análise crítica sobre seu perfil de acampamento. Sua barraca tem que estar de acordo com seu perfil! Por exemplo, se você curte mesmo é fazer trekking, mas tem bom preparo e não se incomoda em carregar peso para ter uma barraca maior e mais confortável, sem problemas: faça trekking com uma barraca mais pesada!

É como falamos no início: isso não é uma formula matemática. Há muitas variáveis que podem ser consideradas para cada pessoa.

Vale sempre ressaltar que a Equipe FuiAcampar está à disposição para ajudar as pessoas menos experientes a escolherem suas barracas. Basta enviar um e-mail, que sempre respondemos compartilhando mais informações e experiências sobre as barracas que conhecemos. Além disso, se você deixar um comentário aí embaixo, a comunidade campista também pode ajudar!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorLançamento do Site!
Próximo artigoNossa motivação

Perfil institucional da Equipe FuiAcampar que mantém esse portal e busca fazer dele um site referencial em Campismo no Brasil. O objetivo é estimular o movimento campista e fornecer informações confiáveis, incentivando a descoberta de novos destinos em contato sustentável com a natureza.

  • João

    Review da barraca Indy? ou, se nao for possivel o review, o que acha dela?

    • Olá João!
      É uma ótima barraca! Um modelo que usamos por bastante tempo. É resistente e tem aquele avancê que é super enorme! É um modelo bem legal para acampar com amigos, ou até um casal que deseje espaço e conforto. Não é adequada para trilhas pelo tamanho e peso, mas para camping estruturado é uma boa opção! Se for comprar e precisar de um descontinho fala conosco! 😉
      Abraços

      • raymartins

        como faz pra ter o descontinho? ^^ quero comprar, mas o preço tá meio salgado T-T

        • Você quer a 3/4 mesmo ou outro tamanho?

          • raymartins

            Quero a 3/4 mesmo, sendo branca/vermelha

          • Infelizmente as lojas com as quais conseguimos desconto estão sem esse modelo, mas temos um amigo que está vendendo uma usada, por R$250. Teria interesse?

          • raymartins

            já comprei uma /: mas valeu {:

          • Sorry, nem sempre conseguimos dar conta de todas respostas com agilidade. 🙁

          • Alex Hobi Gomes

            Eu estou interessado, sei que passaram muito tempo, mas poderia me ajudar a comprar com desconto? Gostaria de comprar a mais nova se possível.

          • Olá Alex, qual modelo de barraca você quer comprar?

          • Alex Hobi Gomes

            Estava em duvida entre Nautika Falcon 4 ou Nautika Indy 3/4 mas devido a “varanda”da Indy optei por ela. Como vocês mesmo me mostraram, tem dois modelos. Modelo antigo com 1.200 mm e o novo com 2.500mm. Estou interessado em qualquer um deles. Obrigado e parabéns pelo site.

          • Atualmente já é praticamente impossível encontrar o modelo antigo da Indy, principalmente em lojas virtuais. No momento não estamos com cupom de desconto com nenhuma loja. Mas indicamos a Loja Alta Montanha que está com um valor justo.
            http://lojaam.com.br/barraca-indy-gt-3-4-nautika.html?cmid=c0ZEVGpmQkZMZDQ9&afid=VHhnb2psZUo3MG89&ats=ckJFM3BQYlgxbkk9
            Abraços,

  • Luis henrique cotrim

    To em dúvida em algumas barracas de entrada.
    Pretendo acampar em local estruturado. Qual barraca devo iniciar ?
    Falcon 2, Mormaii bali ou Biak e a ultima opção a Guepardo Atena 3 ?
    Me ajudem pf

    • Olá Luis Henrique,
      Normalmente não recomendamos as Mormaii, porque conhecemos muito pouco.
      A Falcon 2 tem tamanho para apenas uma pessoas com seus equipos ou duas pessoas sem as coisas dentro.
      Se for para duas pessoas recomendo a Falcon 3.
      Daí entre a Falcon 3 e a Vênus 3 tem que ver o que é mais importante para você. A Vênus é mais ventilada e a Falcon protege mais da chuva.
      No nosso site você encontra review detalhado delas.

      Abraços,

      Curtiu nossa dica? Faça uma pequena doação e nos ajude a continuar ajudando as pessoas com seus acampamentos!
      Apoie: http://fuiacampar.com.br/apoie