Recentemente fizemos um post falando sobre o lançamento da Barraca Himalaya, da Azteq. Como é um modelo novo ele gerou bastante curiosidade então, em parceria com a Loja Alta Montanha decidimos fazer a montagem da barraca para analisar melhor como eram os detalhes desse modelo.

Não consideramos isso um review, pois não chegamos a acampar com ela, estamos apenas apresentando a barraca e mostrando o que vimos em uma primeira montagem.

Vídeo da apresentação da Barraca Himalaya

Uma visão de 360 graus

Barraca Himalaya da Azteq (3) Barraca Himalaya da Azteq (4) Barraca Himalaya da Azteq (5) Barraca Himalaya da Azteq (6) Barraca Himalaya da Azteq (7)
<
>

Características gerais

Acabamento: A Barraca Himalaya possui um ótimo acabamento, em todos os sentidos, costuras, selação… tudo de primeira qualidade.

Resistência: Uma das características dessa barraca é sua resistência que se dá pela qualidade dos materiais (espeques em alumínio e varetas em duroalumínio) pelo seu formato hexagonal, com 4 varetas na base de sustentação e pelos oito (isso mesmo, 8!) esticadores.

Peso suportado: Fizemos um teste um pouco fora do comum e depois de bastante insistência do pessoal da Alta Montanha subi em cima da barraca para ver sua resistência. Ela não aguentou bem meus cerca de 40 kg, mas é possível afirmar que aguentaria uns 30 kg de neve sobre a barraca.

Peso do equipamento: Tudo que faz a barraca Himalaya ser mais resistente, também faz com que ela não seja nada leve, ao todo são 4,9 kg (dado divulgado pela marca). Não é uma barraca para trekking, para ser carregada na mochila, está muito mais direcionada para um público de alta montanha ou para quem quer acampar em locais mais extremos.

Formato: A barraca possui um formato hexagonal, com 4 varetas entrelaçadas entre si, o que dá uma super resistência. Com essa característica é autoportante, obviamente.

Barraca Himalaya da Azteq (26)

Características específicas 

Veja as fotos dessas características específicas e detalhes na galeria mais abaixo 

Avanço e Portas: A barraca possui duas portas e consequentemente dois avanços, um frontal bem grande e espaçoso e outro menor, para botar calçados ou algum equipamento que possa ficar do lado de fora (fotos na galeria mais abaixo).

Esticadores: Uma das características principais dessa barraca é sua estabilidade e isso se dá (em parte) pelos oito (isso mesmo, 8!) esticadores.

Saias: Possui saias ao redor de toda a barraca, inclusive com uma proteção extra onde as saias se encontram

Janelas de ventilação: Esse modelo possui duas janelas de ventilação na parte superior da barraca, nas duas laterais. No sobreteto as duas janelas podem ser fechadas ou ficar abertas (mantidas por uma haste). Na parte do quarto, junto às duas janelas há um zíper para abrir o tecido e deixar apenas com tela de mosquiteiro nessa parte.

Bolsos: no quarto da barraca há dois conjuntos de bolsos, cada um deles com dois bolsos largos e um pequeninho (ideal para colocar uma garrafa de água ou algo que precise ficar em pé).

Espeques: A barraca Himalaya possui 17 espeques de alumínio em formato hexagonal.

Varetas: são 5 conjuntos  de varetas em Duralumínio, sendo 3 em cor vermelha e 2 em cor prateada. Um dos conjuntos (vermelho) é bem menor e deve ser separado para a sustentação do avançê. Na hora da montagem, as varetas vermelhas devem entrar na canaleta marcada com vermelho e as prateadas na canaleta marcada com cinza claro. É importante seguir essa regra pois elas não são exatamente do mesmo tamanho e fazendo de outra forma a estrutura não ficará certa. O duroalumínio é um dos motivos da sua resistência.

Quarto: Em formato hexagonal, com duas entradas com porta dupla em tecido e tela de mosquiteiro (parte da porta), aberturas em tela de mosquiteiro na parte superior, junto às janelas de ventilação, dois bolsos, argolinha para pendurar lanterna no topo.

Sobreteto: A barraca possui sobreteto completo, em Nylon Taffeta 210T/68D, com impermeabilidade de 6.000 de coluna de água. O tecido é bem grosso e resistente.

Piso: O piso da barraca é em tecido Poliamida oxford 150D com uma costura selada no meio. Impermeabilidade de 6.000 de coluna de água.

Bolsa de transporte: A bolsa de transporte é bem espaçosa e mesmo sem ficar perfeitamente dobrada a barraca coube com bastante facilidade na bolsa, que possui um bolso externo.

Galeria de Fotos

Barraca Himalaya da Azteq (1) Barraca Himalaya da Azteq (2) Barraca Himalaya da Azteq (11) Barraca Himalaya da Azteq (14) Barraca Himalaya da Azteq (16) Barraca Himalaya da Azteq (18) Barraca Himalaya da Azteq (17) Barraca Himalaya da Azteq (21) Barraca Himalaya da Azteq (22) Barraca Himalaya da Azteq (8) Barraca Himalaya da Azteq (9) Barraca Himalaya da Azteq (10) Barraca Himalaya da Azteq (12) Barraca Himalaya da Azteq (13) Barraca Himalaya da Azteq (19) Barraca Himalaya da Azteq (20) Barraca Himalaya da Azteq (23) Barraca Himalaya da Azteq (24) Barraca Himalaya da Azteq (27)
<
>

Indicação de Uso

Alta montanha: Suas características (resistência, saias, acabamento, etc.) fazem dela uma barraca desenvolvida principalmente para uso em alta montanha. É um modelo ideal para expedições tanto nos Andes como em outros locais na América do Sul ou mesmo em outros cantos do mundo.

Patagônia (ou outras regiões com ventos e frio): Outra opção de uso bem interessante é para quem quer uma barraca que seja bem resistente para ventos, como o pessoal que busca um modelo para acampar na Patagônia. Além de ser super resistente para ventos e neve, o fechamento completo do sobreteto, quarto e saias impedem a entrada do ar frio, que pode acontecer apenas pelas janelas de ventilação na parte superior.

Brasil: Mas seu uso não precisa ficar restrito apenas à alta montanha, ela também pode ser usada no Brasil, especialmente para quem busca uma barraca extremamente resistente. Fica a ressalva de que quando estiver fechada a circulação de ar é restrita principalmente por causa das saias que selam totalmente a entrada de ar pela parte de baixo. Não recomendamos para uso em locais muito quentes.

Para camping estruturado: vale a pena apenas se você realmente quer uma barraca para 2/3 pessoas, super, super resistente e não se incomoda com uma barraca mais abafada.

Para trekking/montanhas: sua resistência a vento e chuva pode ser bem conveniente em algumas situações de montanhas no Brasil, no entanto, vale comentar que ela pesa 4,9 kg o que não é adequado para quem está buscando equipamentos leves. Talvez possa ser uma opção para expedições não muito distantes ou locais que seja possível chegar com porteadores.

Dados técnicos:

Peso: 4,9kg
Dimensões: 2,75 m X 3,85 m  e 1,35 m de altura
Capacidade: 2/3 pessoas
Impermeabilidade: 6.000mm no sobreteto e no piso
Varetas: 5 conjuntos em Duralumínio
Material do sobreteto: Nylon Taffeta 210T/68D
Material do piso: Poliamida oxford 150D
Bolsa de Transporte: projetada para embalar de forma ordenada e rápida todas as partes.

Esse produto foi emprestado pela Loja Montanha para essa seção de fotos e vídeos. Esse artigo não é um Post Patrocinado já que explicitamos aqui nossa mais genuína opinião sobre o produto, sem qualquer influência da marca. Saiba mais sobre nossas Políticas de Reviews.


Quer comprar?

Acesse a Loja Alta Montanha

LojaAM


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping Beira Rio (Sana)
Próximo artigoCamping Recanto do Lazer
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • Antonio Carlos Cristaldi

    Puxa, Luiza… Acho que foi o melhor vídeo que você fez! Está se aprimorando… PARABÉNS! Ah… detalhe: o “teste de carga” com você no teto da barraca foi primoroso!

  • Vanessa Miranda

    Luiza, sabe me dizer onde encontro varetas dessa barraca para reposição?

    • Não sei se estão vendendo avulsas. Entra em contato direto com a Nautika (distribuidora) para confirmar isso. sac@nautikalazer.com.br
      Abraços!

      • Vanessa Miranda

        Obrigada Luiza! Eles não vendem varetas avulsas…Mas consegui consertar serrando a pontinha que tinha quebrado, e não atrapalhou a estrutura. Aproveito pra dar um feedback: fui com ela pro Aconcágua e aguentou muito bem. A resistência a ventos é excelente. O único problema que percebi em situação extrema foi que se estiver nevando e ventando ao mesmo tempo, o vento joga a neve pelas janelinhas de ventilação… e aí teria que sair da barraca pra fechar (e se fechar elas tem o problema da condensação).

        • Oi Vanessa… Obrigada pelo feedback! Bacana sua experiência!
          Você pode fechar as janelas por dentro, né? Tem uns ziper de acesso. Com relação à condensação, realmente se fechar tudo, fica inevitável!

          • Vanessa Miranda

            não…não tem zíper no tecido de telinha…pra fechar as janelinhas de ventilação laterais tem que sair..

  • Rodrigo Oliveira

    Eu sei que o vídeo é antigo, mas só pra confirmar mesmo, da pra monta-la sozinho sem problemas ?

    • Montar sozinho é difícil e vai demorar um pouco, mas não é impossível.
      Desculpe a demora na resposta!