Quando você vai viajar, se não pretender fazer as refeições em bares e restaurantes, antes de sair de casa você vai precisar planejar como irá se alimentar. 

Há pessoas que adoram cozinhar, independentemente do local e da situação. Mas tem momentos em que não temos tempo ou mesmo vontade de ficar pilotando o fogareiro, ou realmente precisamos de algo rápido e prático.

Atualmente há basicamente três tipos de alimentos que você pode escolher para levar: alimentos liofilizados, prontos para uso ou alimentos “normais”. Ou, é claro, você pode levar um pouco de cada.

 

Confere abaixo as características, vantagens e marcas que existem no mercado brasileiro atualmente.


Alimentos Liofilizados (desidratados)

Entenda o processo

São produtos que passam por um processo de desidratação no qual os alimentos são congelados a temperaturas entre -30° e -40°C e encaminhados a uma câmara de vácuo. Com esse procedimento, a água dos alimentos passa por um processo de sublimação, transformando-se do estado sólido (gelo) para o estado gasoso. O resultado é um alimento praticamente sem água no seu interior.

Com o índice de água extremamente reduzido, acontece a inibição da ação das bactérias, que estragam e deterioram os alimentos. Se, após passar por esse processo, o alimento for devidamente vedado para impedir a reabsorção da umidade, ele pode ser armazenado sem refrigeração e não entrará em processo de degradação por um longo período de tempo (vários meses).

A liofilização preserva os sabores e cheiros originais dos alimentos, assim como suas características nutricionais.

Na prática

Para ingerir esses alimentos, basta colocar água e re-hidratar. Exatamente! É muito simples: apenas adicione a quantidade de água indicada na embalagem do produto e aguarde alguns minutinhos… e pronto! O alimento estará pronto para ser consumido.

Uma das vantagens é que, com a desidratação, o alimento fica pequeno e leve – ideal para quem faz trekking e está na constante busca de redução de peso e volume.

Em relação ao sabor e à textura, é muito relativo. Apesar de as empresas afirmarem que não há alteração de sabor e textura, dependendo do seu paladar você vai perceber alguma mudança. Há pessoas que gostam muito e outras nem tanto. Mas uma coisa é certa: esses alimentos cumprem sua função de serem rápidos e práticos na preparação, leves, pequenos, nutritivos e, dependendo da exigência do seu paladar, gostosos.

Quem produz

Há basicamente duas marcas que produzem esses alimentos no Brasil:

LioFoods: Pode ser encontrada à venda em várias lojas de aventura, como a Casa de Pedra.

Sublimar: Apesar de serem focados em exportar os alimentos, você pode encontrar à venda no Brasil pelo site da Mundo Vertical.

Outros links

O Blagus (do ótimo Blogus – o Blog das aventuras do Blagus) decidiu construir sua própria Desidratadora de Alimentos. Confere aqui o link para o projeto.

No site Cozinha na Mochila, da Carol Emboava, tem uma dica legal de como preparar uma carne desidratada em casa mesmo. Confere aqui.


Alimentos Prontos para Consumo

São alimentos que possuem um processo de embalagem que impede que se deteriorem. Eles normalmente são enlatados ou colocados em “pouchs”, que são embalagens flexíveis.

Além das tradicionais latas de milho, ervilha, sardinha, atualmente é possível encontrar também refeições prontas para consumo que vêm devidamente vedadas e fazem com que os alimentos não necessitem de refrigeração. Entre esse tipo de alimentos, há carnes, massas, sopas, vegetais, entre outros. Ou seja, a desculpa de não ter como manter o alimento refrigerado não pega mais. Com esse tipo de alimento, é possível comprar tanto os pratos prontos, quanto os ingredientes para poder cozinhar.

Quem produz

Existem diversas empresas nacionais trabalhando com esse tipo de alimento. Algumas produzem só condimentos, molhos ou vegetais em conserva, enquanto outras já investem na produção de pratos completos.

Oderich é uma dessas marcas – ela faz enlatados de feijoada, carne bovina, almondegas, presuntado, além de outras carnes, compotas, condimentos, atomatados etc.

Outra empresa é a Fugini, que possui uma linha chamada Prato Pronto, em que é possível encontrar massas, sopas, lasanha, feijoada, ravioli, entre outros pratos. Tudo já pronto, embalado a vácuo e dispensando refrigeração.

Na prática

Não há dúvidas que são alimentos práticos pois, como o próprio nome já diz, são prontos para uso. Basta tirar da embalagem, aquecer e comer.

A grande desvantagem é em relação ao peso e ao volume. Essas embalagens costumam ser pesadas e as latas são ruins de acomodar na mochila. Mas, se você não está preocupado com peso e volume e não curte ficar cozinhando, elas podem ser uma ótima opção.

Em relação ao sabor, como dissemos antes, é muito relativo. Alguns pratos podem ser ótimos e outros péssimos. Você pode gostar mais ou menos de cada prato  vai depender basicamente da exigência do seu paladar e do nível de fome que você estiver quando comer.

Alimentação Pronta

Voltados para o segmento de atividades outdoor, a empresa AlimentAção Pronta também produz pratos por meio de um processo industrial de envase de alimentos já prontos para serem ingeridos, sem precisar adicionar água ou cozinhar. Eles utilizam uma tecnologia que dispensa o uso de conservantes e mantém seu valor nutritivo e as características sensoriais como aroma, sabor, cor, textura e aparência geral. As refeições são sempre uma porção de arroz e uma porção de um acompanhamento (carne, frango, ou feijão).

Para saber mais sobre esses produtos, acesse aqui para ver nosso review.


Alimentos “normais”

E tem também os alimentos normais, que você come no dia a dia, em casa e nos restaurantes, e que não precisam de explicações.

Eles são mais pesados, volumosos, perecíveis e muitos precisam de refrigeração, mas são sempre uma ótima pedida, principalmente se você gosta de cozinhar e tem tempo, estrutura e equipamentos para isso durante o acampamento.

Daí as opções são ilimitadas e os pratos também. Dê uma olhada aqui em algumas receitas que você pode fazer, ou envie a sua receita infalível! Se você curte cozinhar, use a criatividade e seja o mestre-cuca do acampamento!

 

> Para informações sobre quais alimentos levar para ter uma alimentação balanceada acesse aqui.


E você, qual destes tipos de alimentos prefere levar em seus acampamentos?


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma pequena doação, o quanto você puder pagar... Essa é uma forma de manter nosso site funcionando. Qualquer valor para nós faz toda diferença para ajudar a manter o site no ar. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorPrimeiros Socorros para Cortes
Próximo artigoAlimentação balanceada para aventuras

Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.