O FuiAcampar não é um site apenas com dicas para quem já acampa! Nosso objetivo é incentivar mais pessoas a terem essa experiência e ajudar novos e futuros campistas a se aventurarem pela primeira vez.

Para isso separamos aqui 20 dicas quentes e super práticas para quem quer acampar pela primeira vez em um camping estruturado e sem passar perrengue! Confere só:

1. Escolha do camping – Para sua primeira experiência em acampamentos sugerimos fortemente que você escolha um camping com uma estrutura básica e de preferência que não fique em local completamente isolado para que você não tenha problemas caso esqueça alguma coisa realmente importante ou tiver qualquer problema inesperado. Avalie também se você quer cozinhar, se o camping tem cozinha ou restaurante próximo. Acampar não é necessariamente ficar no ócio (mas pode ser, se você quiser!),  por isso busque um camping que tenha opções de lazer que você curta!

20 Dicas para acampar pela primeira vez(2)

2. Escolha do local – Na hora que você chegar no camping provavelmente existirá uma infinidade de locais onde você pode colocar sua barraca. Antes de armar procure um local plano e uniforme, sem galhos e raízes no chão. Procure colocar debaixo de uma árvore, para aproveitar um pouco da sombra, mas olhe antes se não é uma árvore frutífera, se não tem uma jaca para cair na sua barraca ou se não tem frutos coloridos que possam manchar ela. Confira também o estado da árvore em si e dos galhos, veja se não estão podres e se correm o risco de cair. Se você ficar em dúvida a dica é simples: pergunte para o dono ou administrador do camping qual é o melhor local, afinal quem está sempre lá sabe onde pega sol, onde alaga, onde tem formigueiros, essas coisas. Não tenha vergonha em pedir ajuda também para outros campistas.

3. Previsão do tempo – Quando você vai acampar pela primeira vez o ideal é que você não precise encarar chuvas, ventos ou temporais. Claro, alguma hora vai acontecer de você acampar com chuva, é inevitável. E se você tiver uma barraca adequada para acampar na chuva você vai experimentar as coisas boas e ruins de acampar com chuva. Mas um conselho realmente válido é: evite chuva na sua primeira experiência especialmente se sua barraca não for boa. Olhe a previsão do tempo e se planeje para viver a primeira acampada com um tempo bom!

4. Compra da primeira Barraca – Quando você estiver acampado sua barraca é sua casa,  ela é sua zona de conforto e tem a função de abrigar e proteger você. Mas saiba que nem todas as barracas fazem isso, há todo tipo de barraca inclusive aquelas que deixam a chuva passar pela costura e tecidos (sim, nem todas barracas são realmente impermeáveis!). Por isso antes de comprar sua barraca informe-se! A qualidade está diretamente relacionada ao valor e fique certo que ao comprar a barraca mais barata você com certeza não estará facilitando sua primeira experiência. Se precisar de ajuda para a compra da primeira barraca nos envie uma mensagem que teremos prazer em ajudar você a escolher o melhor modelo para suas necessidades!

>> Leia aqui indicações de alguns modelos de barracas

5. Montagem da Barraca – Uma dica super importante é você montar sua barraca em casa, antes de levar ela para o acampamento. Assim você já vai se familiarizando com o equipamento e aproveita para conferir se tudo está certo. Se, mesmo montando sua barraca antes, você tiver dificuldades quando chegar no camping, não se desespere. Faças as coisas com calma e se precisar de ajuda, basta olhar com olhar de “cachorro pidão” para algum campista que já tenha sua barraca montada. Qualquer campista experiente vai ter prazer em ajudar alguém que está começando. E essa é sempre uma ocasião para já fazer novas amizades com os campistas vizinhos.
Por fim, não importa se você é iniciante ou um campista experiente, monte sua barraca direito! Não jogue o sobreteto por cima somente, faça isso com cuidado, prenda todos os pontos de fixação, coloque todos esticadores (cordinhas) e todos os espeques. Sua barraca é o seu lar, trate ela com cuidado!

20 Dicas para acampar pela primeira vez(3)

6. Barraca fechada – Uma dica essencial para quem está acampando pela primeira vez é saber que os mosquitos não terão piedade e se você deixar sua barraca aberta eles vão entrar e transformar sua noite em um inferno. A dica (regra) é simples, básica e válida para sempre: deixe sua barraca (ou a tela de mosquiteiro) sempre fechada! É uma atitude simples: entrou fecha, saiu fecha. Isso evita, além da entrada dos mosquitos, problemas com outros animais (aranhas, formigas, grilos, mariposas) alguns inclusive que podem ter consequências mais sérias.

7. Lona plástica – Muitas pessoas gostam de levar lonas para o acampamento, para colocar sobre a barraca como um toldo extra ou sob o piso, com medo que e água entre pelo chão. Levar uma lona pode ser interessante, se você vai acampar por mais tempo e se está indo com campistas mais experientes que podem ajudar na montagem de um toldo. Se você vai acampar apenas por dois ou três dias, com previsão de bom tempo e com uma barraca que seja realmente resistente à chuva, dispense o toldo nessa primeira experiência. Será uma coisa a menos para você se preocupar.

8. Animais soltos – Muitos campings possuem cachorros, gatos, galos, cavalos ou outros animais que ficam pela área de camping, muitas vezes soltos (especialmente na baixa temporada). Em algumas ocasiões é o fato de já ter esses animais do local que faz com que eles não aceitem os animais de estimação do campistas. Se você tem medo de cachorro ou não se dá bem como animais em geral talvez seja bom se informar com o camping sobre essa questão. Nós da equipe do FuiAcampar já acampamos rodeados de cavalo, pavão, pato, ovelha, cavalo, cachorros, gatos, ganso, etc.

20 Dicas para acampar pela primeira vez(4)

9. Papel Higiênico – Se você ainda não costuma acampar talvez não saiba que a maioria dos campings não disponibiliza papel higiênico para os campistas! Isso mesmo, cada campista precisa levar seu próprio papel. Pode parecer constrangedor, mas não é, é normal. Na hora de ir acampar leve um rolo (ou mais dependendo de quantas pessoas e quanto tempo) e coloque ele dentro de uma bolsinha ou necessaire, daí quando precisar ir ao banheiro é só passar a mão na bolsinha do papel higiênico e pronto, tudo resolvido! Vale comentar que em um acampamento o papel higiênico pode ser útil em vários momentos como para para limpar ou secar coisas na barraca.

10. Extensão elétrica – Se você vai acampar em um local que ainda não conhece e você dependerá e energia elétrica para algum equipamento na barraca é bom se organizar. A grande maioria dos campings disponibiliza tomadas para os campistas, mas elas nem sempre estarão perto do local onde você quer ou pode colocar sua barraca. Então, se você realmente precisar de tomadas junto à barraca aconselhamos fortemente levar uma extensão de alguns (vários) metros. Leve também um benjamin (tê) para colocar na tomada se ela já estiver em uso por outra pessoa.

11. Canivete “Suiço” – Não precisa ser suíço não, pode ser chinês, brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade, o que é importante, é que ele tenha mil funcionalidades, quanto mais funcionalidades, maiorzinho, mas mais útil!
Na hora de abrir uma garrafa, o abridor quebra o galho! Entrou um espinho, a pinça quebra o galho! Precisa cortar alguma coisa, a tesourinha quebra o galho! Comprou vinho mas esqueceu  o saca-rolha… até nisso ele quebra o galho! Não sei dizer quantas vezes já usei para compensar pequenos esquecimentos.

12. Isqueiro – Outro item importante de entrar para sua lista de acampamentos. Se você estiver em uma cidade ou centro urbano se você esquecer esse item é só ir no mercado mais próximo e comprar, mas se você for acampar em um local mais afastado de cidades e esquecer isso, na hora de cozinhar isso poderá ser um problema, pois, por mais que você tenha um fogareiro com acendedor automático, se ele falhar você ficará na mão.
A dica geral é sempre carregar um isqueiro  no seu kit de equipamentos básicos (junto com o canivete suíço), pois até em uma situação de emergência, com um canivete e um isqueiro a chance de sobrevivência é bem maior. É um item extremamente pequeno e leve.

13. Lanterna –  A lanterna será útil sempre que começar a escurecer. Nem todos campings possuem iluminação na área de barracas, ou nem sempre sua barraca vai estar ao lado dela.
Se for investir em uma lanterna opte por uma que possa ser usada na cabeça. Isso torna as coisas mais práticas. Se possível leve até duas, uma de cabeça e uma de mão (para ficar sempre em um bolso da barraca de fácil acesso).

20 Dicas para acampar pela primeira vez(5)

14. Isolante térmico – Uma coisa super importante e que muitos iniciantes não sabem é que mesmo no verão a temperatura pode cair durante a noite, especialmente a temperatura do solo. Se você prefere um pouco de conforto em vez do isolante você pode optar por um colchão inflável. Que também fará um o isolamento térmico, mas dando um pouco mais de conforto.

15. Repelente – É um item indispensável em qualquer acampamento (exceto em alguns locais no inverno). Os mosquitos não estão de brincadeira e ficam alvoriçados com a presença de sangue de campistas novatos. Coloque um repelente no seu necessaire e adicione esse item à lista de itens fundamentais em qualquer acampamento.

16. Kit de primeiros socorros – Outro item essencial para levar sempre, inclusive em todas as suas aventuras, é um Kit de primeiros socorros. Mas  o mais importante não é você apenas levar ele e sim conhecer cada utensílio que tem dentro dele e saber como e quando usar em um momento de emergência. Acesse aqui para saber como montar seu Kit de primeiros Socorros.

17. Sacos plásticos – Sacos plásticos sempre são úteis para mil funcionalidades: para guardar seus lixo, para organizar suas roupas na mochila, para ensacar suas coisas e evitar que molhem, para separar roupas sujas, enfim leve sempre alguns vários sacos plásticos. Antes de separar eles se certifique de que não estão furados e se puder pegue aqueles que são um pouco mais resistentes e que não rasgam tão facilmente.

18. Cordialidade e respeito – Dentro de um camping é normal que as pessoas sejam mais cordiais, solícitas e amigáveis. A cordialidade é um dos valores que está associado aos campistas. Nos campings as pessoas se ajudam, conversam umas com as outras, desejam bom dia. Às vezes a cordialidade inclusive vai além e se transforma em amizade. É bastante comum depois de alguns dias você virar amigo de infância de seus vizinhos de barraca. Acampar é assim, mesmo que alguns campistas tenham perdido esses valores. Mas ao entrar no camping pratique a cordialidade, sorria, seja simpático ajude e se deixe ajudar.

19. Trocas de experiências – É normal que os campings se transformem em locais de troca de experiências entre campistas. Os mais experientes sempre tem algumas dicas para os mais novatos, aproveite para conversar, para aprender sobre as barracas e equipamentos em geral. Pegue dicas de outros locais para acampar. Essa troca de experiências acontece naturalmente quando as pessoas estão abertas. Chegue no camping, sem preconceitos de coração aberto!

20. Companhia – Certamente que desaconselhamos que na sua primeira acampada, você vá sozinho. Convide namorada(o), amigos e se possível estrategicamente leve alguém que já tenha acampado alguma vez, ou aquele amigo que é escoteiro! Acampar pode ser uma ótima experiência, mas será mais especial se você viver esses momentos cercado de pessoas queridas. Mas fica a dica: chamar aquela amiga que não consegue conviver sequer com uma formiga pode ser uma furada total, já que na natureza haverá insetos a animais e a interação com eles é inevitável! Leve uma companhia que curta natureza e seja sem frescuras! Vai ser tudo de bom!

Finalizando, gostaríamos de deixar dois conselhos de campistas já experientes:

Leve um espírito aventureiro, faça tudo com coração, respire a natureza, durma ao som da natureza, preserve e respeite a natureza. E principalmente volte a fazer mais vezes!”
Dica de Rose Gabriche

A acampar é para relaxar, não se estresse com os imprevistos… ele sempre acontecem! Com o tempo, você vai adquirindo experiências e minimizando esses acontecimentos, o que ajuda muito é pegar um check list de equipamentos de algum site ou blog de algum amigo campista com pouco mais de experiência, no mais é aproveitar para curtir sua família e a natureza.
Dica de Osnir Alexandre Junior


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCamping Quintal das estrelas
Próximo artigoCalendário de Feriadões de 2015
Porto-alegrense, mochileira, campista e formada em turismo. Um dia ela resolveu unir todas suas paixões: natureza, viagens, campismo, biologia, geologia, turismo e se tornou co-fundadora deste site.
  • Vera Golbi

    Muito bom artigo! Parabéns!

  • juliana

    Olá, vou acampar na ilha do cardoso cm meu namorado, precisava de algumas dicas haha estou procurando uma barraca de 3/4 pessoas com uma ventilação boa! conhece algum modelo? pensei na t4 essential da quechua, me pareceu ótima maaas com muitos comentarios sobre a falta de ventilação =/

  • André Abreu

    Sobre animais, a maioria esmagadora que vive nos campings já está bem habituada ou já desenvolveram seus meios de obter furtivamente seus alimentos dos campistas! Por isso mesmo em campings estruturados que possuem estes animais, é importante guardar a comida em recipientes resistentes. Já perdi uma bolsa térmica (que eu considerava resistente) que ficou estraçalhada por um cão muito hábil em entrar na barraca fechada empurrando-a de baixo para cima na parte do avance. Diria que é impressionante se o mesmo não tivesse como prêmio minha carne desidratada (rs…)

    • É verdade…
      E em alguns casos, de você deixar e quiser eles viram seu animal de estimação pela temporada!
      Em locais mais isolados é bom quando tem um cachorro por perto, para fazer a guarda da barraca. 🙂

  • Odilon

    Olá, em agosto,(mês que vem), vou acampar com minha esposa na Cascata do Avencal, cidade de Urubici, Serra catarinense. Por lá as temperaturas podem chegar a -8C pela manhã em agosto. precisava de uma dica para não passar tanto frio… rsrsrsr. OBS: Vamos acampar pela primeira vez.

  • Rodrigo

    Na dica “2”, esqueceram de falar sobre o que penso ser mais importante, sobre armar a barraca em baixo de uma árvore. Temos que verificar se a mesma não tem nenhum galho podre ou que possa cair em cima da barraca ou ainda, se a própria árvore não oferece riscos de cair.

    • Boa dica Rodrigo!
      Vamos adicionar ela ao post… 🙂
      Obrigada por contribuir
      Abraços,

  • Elaine Maldonado

    Excelente artigo, parabéns!!
    Estou me preparando para voltar a acampar depois de 15 anos e seu texto me ajudou muito!
    Gratidão

  • Tamires

    Bom dia!
    Nesse próximo final de semana estarei acampando com um grupo de amigos, eles já acamparam e tem experiência, porém eu e meu namorado vamos pela primeira vez.
    Iremos para Trindade-RJ, a previsão está de chuva e o camping é na areia.
    Gostaria de algumas dicas do que precisamos levar rsrs.

    • Você já tem uma barraca impermeável? Isso é o mais importante.
      Nem todas barracas foram feitas para serem usadas na chuva e isso é a maior dor de cabeça de quem está começando a acampar.

  • Marcelo Uchoa

    eu estou pesquisando e irei acampar depois de mais de 20 anos , gostei do artigo.

  • Mario Bentamaro

    Muito legal! Vou levar a minha família para acampar na cidade de socorro, nosso primeiro acampamento. Estamos muito ansiosos. rsrs

  • Luana

    Boa tarde ,
    To em duvida entre duas Barracas
    Uma é a Barraca Montana Iglu 3 – ou 4 Pessoas – Echolife e a outra é Barraca Luna 4 Mor , voce sabe me dizer qual é a melhor ?
    obrigada

  • Tatiana Ferreira

    Oi Luiza! Adoro seu site, sempre pego várias dicas legais. Vou trocar minha barraca e dando uma pesquisada gostei muito da Indy 5/6 da Nautika, vc acha q é uma boa barraca???

  • Gleelacerda

    Oi boa tarde. Estou querendo fazer meu primeiro camping agora no final do ano depois de passar por transformações na vida acho que o contato com a natureza me faria muito bem, porém acredito que vou sozinha pois a maioria dos meus amigos já tem seus destinos. Gostaria de dicas para acampar sozinha. Lembrando da data que será no ano novo e que escolhi campings estruturado que cabe no meu bolso. Abraços a todos.

  • Eduardo Neves

    Gostei muito das dicas. Eu e minha esposa vamos acampar pela primeira vez semana que vem. Estamos confiantes que será uma ótima experiência!

  • Ismael Júnior

    Gostei das dicas, muito obrigado.

  • Hugo Jung

    Bom dia a todos. Eu e minha família (02 adultos e 05 crianças) já decidimos tocar em frente o projeto de campismo, e nas próximas férias pretendemos ir acampar no litoral de Santa Catarina. Preciso de orientação para escolha da barraca. Tenho visto duas opções no mercado que, na minha avaliação de inexperiente, atendem a nossa expectativa. A primeira é a Quechua T6.3 XL (R$ 2.500,00) e a segunda é a Nautika GT 11/12 (R$ 1.700,00). Qual a opinião dos campistas mais experientes? O que podem me ajudar nessa escolha? Existe outra marca para recomendarem?? Uma ótima semana para todos!