A temporada de verão é o auge do movimento nos campings. Claro, é tempo de curtir as férias, de viajar, de sair com os amigos, de aproveitar a família! É época de sol, mar (ou rio, ou lagoa) e calor! Tudo muito bom, né? Só que não…

Apesar de toda a energia boa que o verão traz, o calor excessivo pode torrar a nossa paciência! É suor, é cansaço, é dificuldade pra dormir… Se você tem um aparelho de ar condicionado em casa, está salvo! Mas, se você está no camping, o que fazer? Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para amenizar as situações de calor em acampamentos.

Mas não vamos aqui fazer falsas promessas: com essas dicas, não podemos garantir que você NÃO VAI passar calor. Diferentemente das dicas que demos para não passar frio, essas são algumas medidas apenas para amenizar o momento de acampar com calor. Afinal, se está quente, não tem jeito mesmo (só tomar uma ducha gelada de 5 em 5 minutos!).

Acampar com calor
Nos piores momentos, se jogue na água mesmo!

Quais equipamentos usar para amenizar o calor

1. Escolha barracas de duas portas

O mais comum nos campings é vermos barracas de apenas uma porta. No entanto, existem barracas com duas portas que, quando abertas, permitem uma enorme circulação de ar. É o caso, por exemplo, das barracas Nepal 2, da AzteqQuickhiker II, da Quechua e Everest, da Guepardo. Se você já sabe que vai acampar no calorzão, considere adquirir uma barraca desse tipo.

Acampar com calor
Everest, um exemplo de barraca com duas portas com tela de mosquiteiro completo em cada uma delas.

2. Experimente os ventiladores para barracas

Existem no mercado alguns modelos de ventiladores feitos para serem usados em barracas. A Nautika, por exemplo tem o modelo Fan, que é luminária e ventilador ao mesmo tempo! Além desse existem outros modelos de ventiladores pequenos e portáteis que também podem caber bem dentro de uma barraca. Procure colocar ele junto da porta para puxar o ar mais fresco de fora. Se a barraca tiver duas portas fica perfeito para usar o ventilador para criar uma corrente de ar dentro da Barraca.

3. Tente fazer um ar condicionado caseiro

Pode parecer invencionice demais, mas os relatos pela internet dão conta de que eles funcionam! Basta uma caixa de isopor, uma fonte de energia e um cooler de computador. A ideia é simples: (1) acoplar o cooler na caixa de isopor, (2) encher a caixa com gelo, (3) ligar o cooler na energia e (4) curtir o ventinho frio! Veja mais detalhes aqui nesse vídeo.


O que fazer ao chegar no camping

4. Observe onde o sol nasce

Uma das piores coisas que pode acontecer no acampamento é ser despertado cedinho da manhã pelo sol batendo na sua barraca e o calor tomando conta. Por isso, ao chegar no camping, pense onde o sol vai nascer e fuja dos locais onde ele vai bater primeiro. Se possível, coloque também a barraca atrás de uma árvore, ou edificação, ou rocha, assim o sol vai demorar mais ainda para pegar você, e as horinhas de sono a mais estarão garantidas! Obs.: Para observar isso, evite chegar no camping durante a noite, pois o sol pode surpreender você no raiar do dia. Ou simplesmente pergunte ao administrador do camping!

5. Proteja a barraca do sol durante o dia

Não basta fugir do sol apenas de manhã. Se a sua barraca “fritar” durante o dia, a noite será quente. Por isso, se não for possível ficar em uma área totalmente sombreada por árvores ou outra cobertura, coloque lonas por cima do acampamento. Essa dica vale também para proteger-se das chuvas. Priorize lonas de cor clara (não preta, que absorve o calor, nem transparente, por onde os raios de sol passam). E não encoste a extremidade da lona no chão, para que o ar consiga entrar e circular na área de acampamento. Obs.: Para escolher um local bom, tente sempre chegar cedo ao camping, especialmente na alta temporada.

6. Posicione a barraca estrategicamente

Além de fugir do sol, podemos observar outras coisas para melhor posicionar a barraca. Se o camping possui um riacho ou uma lagoa, fique perto, pois a umidade tende a melhorar a sensação térmica. Se o local possui áreas de camping em diferentes níveis de altitude, acampe nos mais altos, onde provavelmente haverá maior circulação de ar. Obs.: Aqui também vale a dica de chegar cedo no camping para escolher o melhor local.

7. Utilize todos os recursos de ventilação da barraca

Às vezes parece que aquelas janelas que vêm na barraca não fazem diferença nenhuma, né? Pois fazem sim! Abra as janelas principais e as auxiliares, pois quanto mais aberturas, mais ar circulando. Procure apenas deixar os mosquiteiros fechados, para evitar que entrem bichos. Estique bem o sobreteto e utilize os espeques para abri-lo ao máximo, permitindo que entre ar por baixo.

Janelas auxiliares para fazer o ar circular


Como cuidar do seu corpo no calor

8. Beba muita água!

Com o calor, nosso corpo perde muita água através da transpiração. Por isso, precisamos nos hidratar bastante para evitar as sensações de cansaço, tontura e mal-estar – leia mais sobre desidratação. Tenha uma garrafa térmica como a Podium ICE, que mantém sua água sempre gelada, para hidratar e refrescar.

9. Coma alimentos leves

Quando acampamos, saímos da nossa rotina e a alimentação muda. É comum almoçar mais tarde, abusar das “besteiras” durante o dia, comer alimentos pesados tarde da noite. E isso pode piorar a sensação de calor e mal estar. Invista em saladas e frutas, especialmente aquelas que possuem bastante líquido, pois com isso você também estará se hidratando. Prefira alimentos leves, que facilitem a digestão, especialmente à noite, pois isso não atrapalhará o seu sono.

10. Tome um banho bem gelado!

Bom, essa dica nem precisava! Se é verão e faz calor, você não vai pensar duas vezes antes de dar um mergulho no mar, no rio, na lagoa, ou se enfiar embaixo da cachoeira! Se já for noite, talvez você não faça isso (ou faça sim!). Nesse caso, uma ducha gelada já faz você se sentir melhor, ou até mesmo um “banho de gato”, molhando com água fresca apenas algumas partes do corpo. Dependendo de onde você está acampando, é uma ideia legal ter um chuveiro portátil ao lado da barraca, como o Pocket Shower, da Sea to Summit. Assim, ao menor sinal de calor, é só abrir a saída de água e você imediatamente estará refrescado!

É claro que muitas dicas que demos se restringem a campings estruturados. Fica complicado o campista levar lonas ou um ar condicionado caseiro para uma trilha! Para trekkings, valem mais as dicas de barracas, de posicionamento, de alimentação e de hidratação.

Essas são as nossas dicas para acampar com calor. E você, já passou por alguma experiência de muito calor no camping? Conseguiu vencê-lo ou ele foi mais forte que você!? Conta aí!


Atenção! Você curte nosso site e nosso trabalho? Curte as dicas e conhecimentos que produzimos? Então pedimos que você colabore fazendo uma doação de R$15 (ou outros valores) e nos ajude a manter o site funcionando e com novos artigos! Pense...  R$15 é menos que a diária de um camping e colaborando aqui você sempre terá aqui informações para continuar acampando por anos e anos! É barato e super simples e para nós faz toda diferença. Para doar apenas Clique no Botão abaixo!